Estudantes chineses participam de atividades sociais de leitura

China festival da primavera Misto Brasil
Festival da Primavera em Xingiang, na China/Cai Zengle/Xinhua

Pesquisa realizada em 163 faculdades indica que eles compartilham suas anotações de leitura e opiniões online

Por Misto Brasil – DF

Para muitos jovens chineses, ler ainda é um hobby individual, mas agora eles preferem ler socialmente, de acordo com uma pesquisa recente, divulgou a Agência Xinhua.

Uma reportagem publicada no China Youth Daily no início desta semana revelou que mais de 55% dos estudantes universitários entrevistados participaram de atividades sociais de leitura ou se tornaram membros de clubes do livro para fazer amigos.

A pesquisa entrevistou 2.437 estudantes em 163 faculdades e universidades chinesas e descobriu que aproximadamente 47% deles participaram de atividades sociais de leitura online, cerca de 15% se envolveram em eventos relacionados pessoalmente, enquanto mais de 37% usaram ambas as abordagens.

Existem várias formas de eles participarem de tais atividades. Cerca de 48% dos entrevistados disseram que compartilhariam suas anotações de leitura e opiniões online, mais de 12% disseram que procurariam um “companheiro de leitura” para ler juntos, enquanto 18% preferem frequentar um clube de leitura online ou presencialmente.

Quase 20% deles disseram que deixariam seus comentários em postagens sobre os livros que gostam online.

Uma das razões pelas quais os jovens experimentam a leitura social é que eles querem aprender novas ideias com os livros. No entanto, mais da metade dos entrevistados disse usar a leitura socializada como incentivo à leitura.

Mais de 41% dos alunos entrevistados disseram que queriam fazer amigos com interesses semelhantes por meio dessas atividades, enquanto mais de 27% disseram que a leitura pode ser um modo de relacionamento social para eles.

Contudo, também há algumas pessoas que não gostam de ler socialmente. A maioria dos que optam por não participar de tais atividades expressou preocupação de que isso possa causar distração na leitura ou levar a problemas como a leitura por uma questão de formalidade.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas