TSE de El Salvador confirma vitória de Nayib Bukerle

El Salvador presidente Nayib Bukele Misto Brasil
Presidente Nayib Bukele foi eleito com uma esmagadora maioria/Arquivo/Rede social

O presidente foi escolhido por 2,7 milhões de um total de 3,2 milhões eleitores que foram às urnas no país e no exterior

Por Misto Brasil – DF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de El Salvador finalizou nesta sexta-feira (09) a análise dos resultados das eleições presidenciais realizadas em 4 de fevereiro e declarou a reeleição do presidente Nayib Bukele com 82,66% dos votos.

Segundo o órgão, Bukele foi escolhido por 2,7 milhões de um total de 3,2 milhões eleitores que foram às urnas no país e no exterior, o que equivale a pouco mais da metade (52,6%) do total do eleitorado salvadorenho.

Com a oficialização dos resultados, Bukele torna-se o primeiro presidente do país a ser reeleito para o cargo – algo, porém, que é vetado pela Constituição de El Salvador desde a redemocratização que pôs fim a décadas de ditadura militar no país da América Central.

A recondução de Bukele ao cargo, porém, foi possibilitada por  juízes constitucionais leais ao governo. A proibição poderá ser contornada mediante uma licença de seis meses da Presidência até o dia da posse, marcada para 1º de junho.

Bukele celebrou o resultado oficial nas redes sociais, agradecendo “ao povo salvadorenho” pelo apoio.

Os demais candidatos, o esquerdista Manuel Flores, da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN), e o conservador Joel Sánchez, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena), tiveram 6,25% e 5,44% dos votos, respectivamente.

Agora, a corte eleitoral analisará o resultado das eleições legislativas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas