Defesa Civil reconhece situação de emergência em Goiás por causa da dengue

Zika mosquito Misto Brasília
O mosquito transmite a dengue e a zika vírus/Arquivo

O estado de Goiás registrou somente neste ano 22,2 mil casos de dengue e duas mortes, segundo a Secretaria da Saúde

Por Misto Brasil – DF

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência no estado de goiás. A portaria foi publicada hoje (09) no Diário Oficial da União.

A situação de emergêmcia decorre do número de casos de dengue. O governo goiano declarou a situação demergência no último dia 3 através de um decreto do governador Ronaldo Caiado.

O estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses.

Até aquela data, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano já foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes, o que representa um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Com o decreto, fica autorizada a dispensa de licitação e a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços.

Portaria que reconhece a situação de emergência

O SECRETÁRIO NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria Ministerial nº 2.212, de 04 de julho de 2023, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, de 05 de julho de 2023, considerando o Decreto Nº 10.405, de 02 de fevereiro de 2024, do Governo do Estado de Goiás/GO, e as demais informações constantes no processo nº 59051.028056/2024-51, resolve:

Art. 1º Reconhecer, em decorrência de Doenças infecciosas virais, COBRADE: 1.5.1.1.0, a situação de emergência em todo o território do Estado de Goiás/GO.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas