Etiópia está “marchando em direção à fome” mais uma vez

Mapa região Etiópia Misto Brasil
Mapa da região da Etiópia, na África, que volta a ter problemas com a fome/Arquivo

No norte do país africano mais de 90% da população da área corr risco de fome e morte. Etiópia teve uma crise em 1984-85

Por Misto Brasil – DF

Em 1985, o músico e ativista Bob Geldof organizou os lendários shows beneficentes Live Aid em Londres e na Filadélfia para arrecadar doações em resposta a uma devastadora crise de fome que durava dois anos na Etiópia.

Quase quatro décadas depois, Geldof talvez precise voltar à ativa e planejar outro evento de tais proporções se as previsões de especialistas em fome na Etiópia se confirmarem, escreve Sertan Sanderson, da Agência DW.

De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, cerca de 20 milhões de pessoas na Etiópia precisam urgentemente de assistência alimentar.

Um ex-diretor do PMA, que não quis ser identificado, disse à agência de notícias Associated Press que o país está “marchando em direção à fome” mais uma vez.

Getachew Reda, presidente da administração interina da região do Tigré, no norte do país, declarou recentemente que mais de 90% da população da área corria risco de fome e morte.

As autoridades do Tigré alertaram sobre uma “fome crescente” que poderia se igualar ao desastre de 1984-85, que custou a vida de centenas de milhares de pessoas.

O governo em Adis Abeba inicialmente tentou ignorar esses relatos e os definiu como “imprecisos”, acusando Reda de “politizar a crise”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas