Nangolo Mbumba é o novo presidente da Namíbia

Namíbia presidente Nangolo Mbumba
Nangolo Mbumba assumiu neste domingo após a morte do presidente/Reprodução X

Hage Geingob, 82 anos, que estava no cargo de presidente, morreu na manhã de domingo (04) enquanto recebia tratamento médico

Por Misto Brasil – DF

A Namíbia tem um novo presidente, Nangolo Mbumba, poucas horas depois de, como vice-presidente, ter anunciado a morte do seu antecessor.

Hage Geingob, 82 anos, que estava no cargo de presidente, morreu na manhã de domingo (04) enquanto recebia tratamento médico num hospital da capital, Windhoek.

Veterano da luta pela independência do país, Geingob foi diagnosticado com cancro e revelou os detalhes ao público no mês passado.

A nação perdeu um “ícone da libertação”, disse Mbumba.

Desde então, ele foi empossado como substituto de Geingob e permanecerá no cargo até as eleições marcadas para o final deste ano.

“Não estarei presente nas eleições, por isso não entrem em pânico”, disse ele numa cerimônia de tomada de posse rapidamente organizada na Câmara dos Deputados, apenas 15 horas após a morte do presidente.

Prestando homenagem ao seu antecessor, ele disse que “a nossa nação permanece calma e estável devido à liderança do Presidente Geingob, que foi o principal arquitecto da constituição”.

“Assumo este manto pesado ciente do peso da responsabilidade”, divulgou a BBC News.

A Namíbia, um país no sudoeste da África, distingue-se pelo Deserto do Namibe, ao longo da costa do Oceano Atlântico. O país tem uma fauna diversificada, que inclui uma população significativa de guepardos.

A capital, Windhoek, e a cidade costeira de Swakopmund contêm construções da era colonial alemã como a Igreja de Cristo de Windhoek, construída em 1907, ensina o Wikepedia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas