Papa Francisco condenou o “terrível aumento” dos ataques contra judeus

Papa Francisco
Papa Francisco se manifestou contra as agressões a judeus/Arquivo/Vaticano

Segundo ele, o comunicado é uma reação a mensagens de organizações judaicas de todo o mundo

Por Misto Brasil – DF

O papa Francisco condenou o “terrível aumento” dos ataques contra judeus em todo o mundo, assim como do antissemitismo e do antijudaísmo desde 7 de outubro de 2023, quando o grupo islamista palestino Hamas perpetrou atentados em Israel, desencadeando uma guerra na Faixa de Gaza.

“Nós, católicos, juntamente com vocês, estamos muito preocupados com o terrível aumento dos ataques contra os judeus em todo o mundo”, escreveu o pontífice em carta dirigida aos “irmãos e irmãs judeus em Israel”, divulgada pelo Vaticano neste sábado (03).

Segundo ele, o comunicado é uma reação a mensagens de organizações judaicas de todo o mundo.

O líder da Igreja Católica salienta que os cristãos “condenam inequivocamente” as manifestações de ódio face aos judeus e ao judaísmo, classificando-as como “um pecado contra Deus”.

De “coração dilacerado pelo que está acontecendo na Terra Santa“, ele afirma que o mundo inteiro olha para lá com apreensão e dor, e expressa “especial proximidade e carinho” para com os habitantes daquela região.

“Abraço cada um de vocês e especialmente quem está consumido pela angústia, pela dor, pelo medo e até pela ira”. Francisco reza para que “Deus intervenha e acabe com a guerra e o ódio” que coloca em perigo o mundo, e espera que a paz prevaleça.

Judeus e católicos na Terra Santa devem trabalhar pela paz e justiça, fazendo todo o possível para criar relações capazes de abrir novos horizontes, conclui o líder religioso.

Observadores interpretam a carta como um gesto de conciliação atrasado, já que a reação inicial de Francisco aos atentados pelo Hamas em território israelense gerou uma onda de críticas ao Vaticano, divulgou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas