A decisão permite a adoção de medidas rígidas de racionamento de água, após três anos sem incidência significativa de chuvas na região
Por Misto Brasil – DF
A região da Catalunha declarou estado de emergência a partir desta sexta-feira (02/02) em razão da forte seca em Barcelona e boa parte dos arredores da segunda maior cidade da Espanha.
A decisão permite a adoção de medidas rígidas de racionamento de água, após três anos sem incidência significativa de chuvas na região, onde vivem cerca de seis milhões de pessoas.
O nível de água nos reservatórios está abaixo de 16% da capacidade – patamar determinado pelas autoridades para a imposição das medidas de racionamento.
O chefe de governo da Catalunha, Peres Aragonès, disse que a região vive a pior seca do último século. “Jamais enfrentamos uma seca tão longa e intensa desde o início dos registros pluviométricos”, afirmou.
Na Catalunha, um reservatório tornou-se raso devido à seca.
O reservatório de Sau (Panta de Sau) fornece água para inúmeras aldeias e cidades da região, incluindo Barcelona. A albufeira foi formada pela inundação da antiga aldeia de Santa Roma de Sau há cerca de 60 anos. pic.twitter.com/ufAmAliZ0V
— Paulo Fernandez ???????? (@paulosantosfer5) February 2, 2024
As medidas impostas pelo estado de emergência reduzem o limite do consumo diário de água por residência, de 210 para 200 litros por pessoa. Se as condições se agravarem, esse limite será reduzido para 180 ou 160 litros.
A partir de agora, está proibida a limpeza pública com água fresca. As piscinas não podem ser reabastecidas, inclusive em hotéis e campings, com algumas exceções para usos esportivos.
Os carros somente podem ser lavados em estabelecimentos que utilizem água reciclada e os jardins públicos devem ser irrigados com águas subterrâneas.
Também está proibida a irrigação de jardins e áreas verdes privadas ou públicas, a não ser em caso de risco de sobrevivência de árvores ou em jardins botânicos públicos, mas sempre com água reciclada ou freática.