Índia e França fecham acordo para produzir equipamentos militares

Emmanuel Macron e o indiano Narendra Modi Misto Brasil
Emmanuel Macron e Narendra Modi durante encontro na Índia/Reproduçào X

Chefes dos dois países concurdam ram expandir a cooperação. Depois da Rússia, a França é o maior fornecedor de armas para a Índia

Por Misto Brasil – DF

A Índia e a França fecharam um acordo para produção conjunta de equipamentos militares, incluindo helicópteros e submarinos para as Forças Armadas indianas e a produção para países amigos, anunciou Nova Deli no final da sexta-feira (26).

Depois da Rússia, a França é o maior fornecedor de armas para a Índia.

O acordo foi alcançado durante uma visita do presidente francês Emmanuel Macron, que se encontrou com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, noticiou o governo em um comunicado.

Macron e Modi concordaram em expandir os laços bilaterais na produção de defesa, energia nuclear, pesquisa espacial e o uso de inteligência artificial para serviços públicos como a mudança climática, saúde e a agricultura, detalhou a declaração. Não foi revelado um valor para os acordos.

Os dois altos responsáveis notaram a criação de serviços de manutenção, reparo e revisão pela empresa francesa Safran, criando a capacidade necessária para produzir motores de propulsão de aviação de ponta (LEAP, na sigla em inglês) na Índia e acrescentando tais serviços para os motores dos caças Rafale, usados por Nova Deli, além de uma parceria para helicópteros.

Um dos outros acordos atingidos durante a visita foi a fabricação conjunta na Índia de helicópteros H125 entre a montadora europeia Airbus e a indiana Tata Advanced Systems Limited. O programa espacial prevê o uso de vários sensores terrestres e espaciais para criar uma imagem dos satélites, incluindo satélites militares e detritos.

A Índia e a França concordaram também em intensificar a cooperação no sudoeste do oceano Índico, após missões conjuntas de vigilância realizadas a partir do território da ilha francesa de Reunião em 2020 e 2022, informou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas