Palestra com ex-ministro marca a abertura da safra da soja em Goiás e no Distrito Federal

Soja agricultura colheita Misto Brasília
Colheita de soja realizada em propriedade no Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasil

Roberto Rodrigues foi ministro da Agricultura e vai falar sobre as perspectivas do agronegócio para este ano no Brasil

Por Misto Brasil – DF

Será nesta sexta-feira (26) a abertura oficial da colheita de soja em Goiás e no Distrito Federal. A programação começa às 9 horas, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251, Km 5).

O evento é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), que organiza a AgroBrasília.

A principal atração será a palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. A palestra começa às 10h30. A  inscrição para o evento  pode ser feita gratuitamente.

O produtor rural e presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, afirma que, apesar do cenário desafiador, os produtores de soja da região do DF estão otimistas.

“Produzir alimento é uma atividade desafiadora, a cada safra é um novo aprendizado. Apesar da mudança climática e da volatilidade dos preços, estamos confiantes de que iremos superar esses desafios e celebrar mais uma colheita”.

O produtor rural e presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, disse que o ano de 2024 começou com condições climáticas mais favoráveis, o que tem deixado os produtores esperançosos.

“Nós estamos observando a melhoria das condições climáticas, o que tem beneficiado as lavouras. Nós esperamos que a quebra de produção possa cessar”.

“Também temos nesse momento preços de soja que não são remuneradores à nossa atividade. É necessário que haja uma reflexão no momento e que sejam analisadas estratégias que possam mitigar os riscos que estamos enfrentando”.

Para os produtores de Goiás, o último trimestre do ano foi marcado por prejuízos devido à irregularidade de chuvas e altas temperaturas, com necessidade de replantio em algumas áreas e redução do potencial produtivo das lavouras.

Programação começa com as boas-vindas

08h00 Credenciamento e café da manhã

09h00 – Boas-vindas

09h15 – Painel Técnico – Estratégias para a gestão integrada na produção de soja Palestrantes: Ênio Fernandes (Terra Agronegócios) Leandro Sato (Fazenda Maringá) Joel Ragagnin (Aprosoja-GO) José Guilherme Brenner (Coopa-DF) Renato Caetano (Completta Consultoria)

10h30 – Perspectivas do Agronegócio Brasileiro Palestrante: Roberto Rodrigues (FGV)

11h30 – Abertura oficial

12h30 – Colheita da soja 13h30 Almoço e confraternização

17h00 – Encerramento

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas