Ministros aprovam adesão da Bolívia no bloco do Mercosul

La Paz capital Bolívia Misto Brasil
Detalhe de La Paz, a capital administrativa da Bolívia/Arquivo/Viator

Os ministros concordaram sobre o papel da logística e do transporte multimodal para a competitividade do comércio exterior

Por Misto Brasil – DF

Os ministros das Relações Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) concordaram em fornecer apoio técnico à Bolívia no processo de ingresso ao bloco regional.

a decisão aconteceu após a aprovação de sua adesão plena na última cúpula no Rio de Janeiro em dezembro de 2023, segundo o Ministério das Relações Exteriores boliviano informou na quarta-feira (24).

O acordo, assinado durante reunião em Assunção, estabelece que “os ministros dos Estados-partes comprometeram seu apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao Mercosul, nos termos das disposições do Protocolo de Adesão e da normativa relacionada ao processo de incorporação de Estados-partes ao Mercosul”.

No encontro regional, os ministros das Relações Exteriores discutiram a situação atual do bloco, bem como as perspectivas futuras do Mercosul, tanto em âmbito interno quanto em seu relacionamento externo.

Os ministros concordaram sobre o papel da logística e do transporte multimodal para a competitividade do comércio exterior do bloco, destacando a importância do acordo de Santa Cruz de la Sierra, que consagra a hidrovia Paraguai-Paraná como um eixo de desenvolvimento e integração regional, segundo a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas