Há uma necessidade constante do produto e algumas vezes chega a faltar, mas a doação faz bem para a mamãe e para os bebês
Há a doação de leite das mães que estão internadas com seus bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) ou na Maternidade, que resulta numa média de 50 litros de leite oriundos dessas mães.
O ambulatório do Banco de Leite funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Em todo o ano passado, realizou um total de 3.085 atendimentos externos para binômios (mãe e bebê).
“Contamos com uma equipe multidisciplinar completa para pacientes internadas e externas, composta por fonoaudiólogo, nutricionista, pediatra, ginecologista e equipe de enfermagem para qualquer atendimento de amamentação”, informa a chefe do Serviço do Banco de Leite Humano do HRSM, Maria Helena Santos.
“Sempre precisamos de mais doações e doadoras, porque temos uma média de 600 receptores de leite humano por mês, sendo diariamente cerca de 35 bebês alimentados com nossos estoques. No fim do mês, usamos aproximadamente 80 litros de leite”,
(Jurana Lopes trabalha no IgesdF)