Banco de Leite Humano de hospital arrecada 120 litros por mês

Amamentação bebê leite materno DF Misto Brasília
Amamentar bebês é uma maneira simples de protegê-los de doença/Arquivo

Há uma necessidade constante do produto e algumas vezes chega a faltar, mas a doação faz bem para a mamãe e para os bebês

Por Jurana Lopes – DF
O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu de doação, em todo o ano de 2023, um total de 2.940,820 litros de leite materno. Em média, são cerca de 100 mães ativas doadoras mensalmente.
Mensalmente, o Banco de Leite arrecada uma média de 120 litros de leite oriundos das cerca de 100 doadoras externas e mais uns 50 litros das mães internadas com seus bebês no hospital. Atualmente são 20 leitos na UTIN, 15 leitos na UCIN e mais 40 leitos na maternidade.

Há a doação de leite das mães que estão internadas com seus bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) ou na Maternidade, que resulta numa média de 50 litros de leite oriundos dessas mães.

O ambulatório do Banco de Leite funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Em todo o ano passado, realizou um total de 3.085 atendimentos externos para binômios (mãe e bebê).

“Contamos com uma equipe multidisciplinar completa para pacientes internadas e externas, composta por fonoaudiólogo, nutricionista, pediatra, ginecologista e equipe de enfermagem para qualquer atendimento de amamentação”, informa a chefe do Serviço do Banco de Leite Humano do HRSM, Maria Helena Santos.

“Sempre precisamos de mais doações e doadoras, porque temos uma média de 600 receptores de leite humano por mês, sendo diariamente cerca de 35 bebês alimentados com nossos estoques. No fim do mês, usamos aproximadamente 80 litros de leite”,

(Jurana Lopes trabalha no IgesdF)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas