Governo espera criar 30 mil empregos com a retomada da Abreu e Lima

Refinaria Abreu e Lima Pernambuco Misto Brasil
Refinaria Abreu e Lima, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco/Divulgação/Gov

Projeto do governo federal prevê a adequação e aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam na tarde desta quinta-feira (18) da cerimônia de retomada de investimentos Refinaria Abreu e Lima, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, que será ampliada.

Com os projetos previstos de adequação e aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, a Petrobras e o governo estimam a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional.

O investimento, previsto no Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

A construção do Trem 2 da refinaria tem data para finalização em 2028 e terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão previstas para o segundo semestre deste ano.

O novo trem vai aumentar a capacidade de refino nacional e a produção de derivados como gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), reduzindo a demanda por importação.

O projeto prevê ainda a construção da primeira unidade Abatimento de Emissões (SNOX) do refino brasileiro, que será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização.

As obras já estão em andamento e a unidade começa a operar em 2024. As obras para a ampliação da produção do Trem 1 também estão previstas para começarem neste ano e serem concluídas no primeiro trimestre de 2025. A ampliação vai aumentar carga, escoamento de produtos leves e a capacidade de processamento de petróleo do pré-sal.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas