Ciclone extratropical irá aumentar as chuvas no Sul do país

Tempestade Rio Grande do Sul ventania Misto Brasil
Tempestade registrada no Rio Grande do Sul pelas redes sociais/Reprodução vídeo

O alerta permanece em vigor até o meio-dia de quinta-feira (18), mas pode ser renovado. O estado gaúcho deverá ser o mais atingido

Por Misto Brasil – DF

Um ciclone extratropical em alto mar, previsto para sexta-feira (19), ampliará significativamente o volume de chuvas que já atingem o Rio Grande do Sul e outras cidades da região Sul do país.

A situação meteorológica se agrava após as fortes tempestades que atingiram a cidade de Cachoeirinha (RS) na terça-feira (16), resultando na morte de uma pessoa e deixando outras 10 feridas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho nesta quarta-feira (17) para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indicando perigos como chuvas superiores a 60 milímetros por hora, ventos acima de 100 quilômetros por hora e risco de queda de granizo.

O alerta permanece em vigor até o meio-dia de quinta-feira (18), mas pode ser renovado.

A plataforma Climatempo destaca que a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, previsto para sexta-feira, aumentará as rajadas de vento, especialmente no litoral norte e no norte do estado gaúcho. Anteriormente, fortes chuvas deixaram destruição em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), apelou à população para doação de motosserras e telhas, essenciais para a retirada de árvores caídas e reparos na cidade.

Na tragédia ocorrida em Cachoeirinha, uma pessoa em situação de rua perdeu a vida após se abrigar embaixo da marquise de um supermercado, que desabou devido ao temporal. Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para a retirada do corpo e dos destroços.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas