Açúcar, soja e combustíveis puxam para baixo o IGP-10 em janeiro

Diesel combustível bomba Misto Brasília
A queda do preço do combustível reduziu a inflação nos primeiros dias de janeiro/Arquivo

O Índice de Preços ao Produtor Amplo também caiu provocado especialmente por conta do subgrupo alimentos in natura

Por Misto Brasil – DF

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,42% em janeiro. No mês anterior, a taxa havia sido 0,62%.

Com esse resultado, o índice acumula queda de 3,20% em 12 meses. Em janeiro de 2023, o índice variara 0,05% no mês e acumulava elevação de 4,27% em 12 meses.

Combustíveis, açúcar e soja explicam a desaceleração do índice ao produtor, que registrou alta de 0,42%, aproximadamente metade da variação do mês anterior. Nesta edição, o óleo Diesel atingiu o ápice do último reajuste autorizado pela Petrobrás.

Nas próximas apurações, o diesel terá uma contribuição menor para o arrefecimento da taxa do IPA.

“No âmbito do consumidor, cuja inflação passou de 0,22% para 0,46%, destaca-se o reajuste das mensalidades escolares, que devem impulsionar ainda mais a taxa do IPC ao longo de janeiro. Por fim, no índice da construção, o destaque partiu dos materiais e equipamentos, cuja variação passou de -0,20% para 0,44%”, comentou o coordenador dos Índices de Preços, André Braz.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,42% em janeiro. No mês anterior, o índice havia registrado alta de 0,81%. Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais variaram de 0,36% em dezembro para 1,04% em janeiro.

A principal contribuição para este resultado partiu do subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 1,25% para 8,91%.

O índice relativo a Bens Finais (ex), que exclui os subgrupos alimentos in natura e combustíveis para o consumo, variou 0,38% em janeiro. No mês anterior, a taxa subira 0,42%.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas