Volume de serviços tem resultado positivo após três taxas negativas

Salão de beleza DF Misto Brasília
O setor de servoiços apresentou índice de variação positivo/Arquivo

As principais influências negativas em novembro vieram de Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Maranhão e Amazonas

Por Misto Brasil – DF

Em novembro de 2023, o volume de serviços no Brasil variou 0,4% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo interrompe uma sequência de três taxas negativas (agosto, setembro e outubro), período em que acumulou uma perda de 2,2%.

Em 12 das 27 unidades da federação houve expansão no volume de serviços em novembro de 2023, frente ao mês imediatamente anterior, acompanhando o acréscimo no resultado do Brasil (0,4%).

Entre os locais com taxas positivas nesse mês, o impacto mais importante veio de São Paulo (1,1%), seguido por Paraná (2,4%), Mato Grosso (3,1%) e Mato Grosso do Sul (4,8%).

As principais influências negativas no mês vieram de Rio Grande do Sul (-2,0%), Distrito Federal (-2,6%), Maranhão (-7,6%) e Amazonas (-4,8%).

O setor se encontra 10,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,6% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).  O acumulado do ano passado foi de 2,7% frente a igual período de 2022.

Entre os setores, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de serviços profissionais, administrativos e complementares (4,1%), impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de locação de automóveis; serviços de engenharia; cobranças e informações cadastrais; atividades de intermediação de negócios em geral; e agências de viagens. (Texto da assessoria do IBGE)

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas