A proposta foi apresentado no mesmo dia em que um policial matou o colega e depois se matou dentro de uma viatura
Por Misto Brasil – DF
A deputada distrital Doutora Jane (MDB) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federa no domingo (14), um projeto de lei que institui a “Semana em Prol da Saúde Mental Policial”.
A proposta surge após o episódio da morte de dois policiais militares dentro de uma viatura da Polícia Militar no domingo (14) pela manhã. O sargento Paulo Pereira de Souza atirou na nuca do soldado Yago Monteiro. O caso está sendo investigado pela delegacia de Polícia do Recanto das Emas.
Um terceiro policial,o sargento Diogo Carneiro dos Santos, conseguiu escapar. O seu colega depois de atirar no soldado atirou contra a cabeça.
No final da tarde de hoje (15) deverá acontecer uma reunião do alto comando da PMDF para discutir a temática da saúde mental da tropa. A reunião está marcada para às 17 horas na sede do comando.
Dentre os objetivos do projeto, se destacam promover a conscientização sobre questões de saúde mental entre os policiais e implementar campanhas educativas que destaquem a importância da saúde mental e os recursos disponíveis para apoio.
E “estabelecer programas de suporte psicológico preventivo para auxiliar os policiais a lidar com situações de alto risco e traumáticas”.
“É uma política que busca evitar que tragédia como a que ocorreu neste domingo na Segurança Pública do DF se repita. Escolhemos o janeiro para essa grande mobilização por se tratar do mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental, o Janeiro Branco”, destaca a deputada.
Em entrevista à TV Globo, no domingo (14), a comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Barros Habka, informou que o sargento Paulo Pereira de Souza não tinha atestado e estava pronto para o serviço.
O sargento foi liberado, há alguns meses, por uma junta médica para trabalhar.