Formato incomum, com boca pequena e fundo pontiagudo, estão entre os artefatos representativos da cultura Yangshao
Por Misto Brasil – DF
Um tipo raro de garrafa que data de mais de 7 mil anos foi desenterrado no sítio arqueológico de Peiligang, na cidade chinesa de Xinzheng, província de Henan, informou nesta segunda-feira (08) o Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Trata-se do artefato datado mais antigo desse tipo na China, segundo a entidade.
De acordo com o pesquisador do Instituto, Li Yongqiang, uma estimativa preliminar da idade da garrafa recém-descoberta indica que ela tem aproximadamente 7,7 mil anos.
Ele explicou que garrafas com esse formato incomum, com boca pequena e fundo pontiagudo, estão entre os artefatos representativos da cultura Yangshao, do período Neolítico, entre 5 mil a 7 mil anos atrás, que se originou ao longo do curso médio do Rio Amarelo.
“Esta descoberta fornece evidências materiais novas e cruciais para explorar a origem e a relação de desenvolvimento entre a cultura Peiligang e a cultura Yangshao“, disse o pesquisador no informativo do instituto.
Com cerca de 10 centímetros de comprimento, é muito menor do que as garrafas de boca pequena e fundo pontiagudo comumente vistas nesse período.

