Gasolina em Cuba terá reajuste de 500% em fevereiro

Cuba Miguel Diaz Canel e Raúl Castro
O presidente de Cuba Miguel Diaz e Raúl Castro/Arquivo

O primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz falou na sessão da Assembleia Nacional para anunciar o pacote de medidas econômicas

Por Misto Brasil – DF

O governo de Cuba anunciou esta semana que vai aumentar o preço da gasolina em mais de 500% a partir de 01 de fevereiro.

A decisão faz parte de um pacote de medidas econômicas destinadas a aliviar a crise em 2024, mas que vai dificultar a vida na ilha caribenha, informou o El País.

Desde o final do ano que as autoridades começaram a falar num possível aumento do preço dos combustíveis, o que acaba de se concretizar. 

Durante uma intervenção perante a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP) em dezembro, o presidente Miguel Díaz-Canel afirmou que Cuba tem “talvez o combustível mais barato da região, um dos mais baratos do mundo”. , portanto, “todos aqui quase concordam que deveria ser aumentado”.

Depois, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz compareceu na segunda sessão ordinária da ANPP para anunciar o pacote de medidas que, entre outras coisas, contemplava o aumento do preço dos combustíveis. 

“Em que país do mundo você pode comprar nove litros de gasolina com um dólar?”, disse Marrero. Por fim, esta segunda-feira (08) o ministro cubano das Finanças e Preços, Vladimir Regueiro, confirmou que um litro de gasolina normal, que neste momento vale 25 pesos cubanos, custará 132 pesos cubanos. 

A gasolina especial passará de 30 para 156 pesos cubanos, um aumento significativo que os motoristas do país terão que enfrentar este ano.

A reportagem do El País registra que os líderes cubanos não mencionam, no entanto, que estes preços são baixos em comparação com os preços da gasolina em qualquer parte do mundo, mas não num país onde o peso cubano está cada vez mais enfraquecido em relação ao dólar e onde o salário mínimo mensal é de 2.100 pesos cubanos (17,5 dólares).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas