Ao menos 4 mil pessoas ficaram desabrigadas. Não houve registro de mortes em Cox’s Bazar, em Bangladesh
Por Misto Brasil – DF
Um incêndio de grandes proporções atingiu um campo de refugiados da etnia rohingya no distrito de Cox’s Bazar, em Bangladesh, deixando milhares de desabrigados, informaram neste domingo (07) autoridades locais, em meio a suspeitas de um ataque incendiário.
Mais de mil abrigos foram destruídos no campo de refugiados de Kutupalong, em Ukhiya, após as chamas se espalharem rapidamente nas primeiras horas do dia em razão dos ventos fortes. O local abriga um enorme complexo de estruturas de bambu e lona, erguidas bastante próximas umas das outras, informou a DW.
O chefe do Corpo de Bombeiros da região, Shafiqul Islam, informou que cerca de 1.040 abrigos foram destruídos e que investigação foi iniciada em razão da suspeita de um incêndio criminoso. Ao menos 4 mil pessoas ficaram desabrigadas. Não houve registro de mortes no local.
O campo de Kutupalong, considerado o maior do mundo, abriga, na maior parte, membros da refugiados minoria muçulmana apátrida que fogem perseguição no vizinho Mianmar. Outro incêndio ocorrido no local em março de 2023 deixou cerca de 12 mil desabrigados.
Os Rohingya não são reconhecidos oficialmente em Mianmar, onde são discriminados pela maioria budista. Eles não têm direito à cidadania e outros direitos constitucionais, sendo excluídos do acesso a cuidados médicos, sem a possibilidade de enviar os filhos à escola ou circular livremente.
???? BANGLADESH :#VIDEO TRAGIC TRAIN FIRE WAS AN ARSON ATTACK
Bangladesh police have arrested 7 opposition party members over a suspected arson attack on a packed commuter train.
At least 4 people, incl. children,were killed. #Ultimahora #Fire #Incendio pic.twitter.com/DsN3csr8Ww— LW World News (@LoveWorld_Peopl) January 6, 2024