Depois de passar por um período de estiagem, que reduziu o volume de todos os rios, observa-se agora que a chuva começa a alterar o cenário
Por Misto Brasil – DF
O primeiro Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil informa que há um aumento dos volumes de chuva sobre diversas bacias da região Amazônica. É o início da estação chuvosa em grande parte na região amazônica.
Depois de passar por um sério período de estiagem, que reduziu o volume de todos os rios da região, observa-se agora que o rio Negro,em Manaus, apresentou subidas diárias regulares. Na média, são 12 centímetros a mais a cada dia.
“O rio Solimões também está em processo de cheia, com elevações menores em Tabatinga, no Alto Solimões, e subidas médias diárias de 12 cm, nas proximidades de Coari e Manacapuru”, informou a pesquisadora em geociências Jussara Cury.
“As estações a jusante – como Itacoatiara, Parintins, Óbidos e Santarém – no rio Amazonas, também registraram elevações diárias, características de início da fase de enchente. Os prognósticos climáticos indicam precipitações distribuídas em toda a bacia nas próximas semanas, o que pode contribuir para a consolidação do processo de cheia da região amazônica”.
O rio Negro apresentou descidas em São Gabriel da Cachoeira e está subindo em Tapuruquara e Barcelos. Em Manaus, o Negro registrou elevações diárias da ordem de 12 cm, demonstrando regularidade no processo de cheia, estando próximo da faixa da normalidade, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.
O rio Madeira, em Porto Velho (RO), iniciou com subidas, mas voltou a descer ao longo da semana. No caso de Humaitá (AM), o rio apresentou recessão no registro mais recente.
As estações monitoradas do rio Amazonas – como Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins, Óbidos e Santarém – estão em processo de enchente, com subidas regulares. Em Almeirim, o nível do Amazonas apresenta oscilações diárias regulares, mas com níveis considerados estáveis nos últimos dias.
Em Beruri (AM), o rio Purus apresenta subidas regulares, registrando elevações médias diárias na ordem de 13 cm, com níveis considerados normais para o período.
O rio Branco, em Roraima, iniciou a semana descendo, em Boa Vista. Contudo, no registro mais recente, voltou a subir e, em Caracaraí, registrou elevações ao longo da semana.