Coreia do Sul retira moradores de ilhas após disparos da Coreia do Norte

Mapa região Coreia do Norte Misto Brasília
A Coreia do Norte está numa região asiática estratégica/Reprodução

Foram evacuados 2,1 mil moradores das ilhas Yeonpyeong no mar Amarelo após suposta provocação dos norte-coreanos

Por Misto Brasil – DF

A Coreia do Sul anunciou a evacuação das ilhas Yeonpyeong no mar Amarelo devido a uma possível “provocação” da Coreia do Norte, informa nesta sexta-feira (05) a agência sul-coreana Yonhap.

De acordo com a agência, a administração do distrito de Yeonpyeong da cidade de Incheon, que é responsável pelo grupo de ilhas Yeonpyeong, anunciou a evacuação dos residentes duas vezes, às 12h02 e 12h30 no horário local (00h02 e 00h30, respectivamente, no horário de Brasília), a pedido dos militares.

Representantes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disseram aos jornalistas que a Coreia do Norte “disparou cerca de 200 tiros perto de Yeonpyeong”. Não foram relatadas vítimas.

A área das ilhas, onde vivem cerca de 2.100 pessoas, tem planejada a partir das 15h00 no horário local exercícios dos fuzileiros navais do Exército sul-coreano.

Yeonpyeong já foi alvo de um conflito em novembro de 2010, quando a artilharia norte-coreana abriu fogo contra as ilhas, disparando 170 projéteis.

Como resultado do incidente morreram dois fuzileiros navais e dois civis, e mais de uma dúzia de soldados e vários moradores locais ficaram feridos. Na época foram ainda registrados danos materiais significativos à infraestrutura das ilhas.

Os militares sul-coreanos então responderam ao fogo, matando um militar e ferindo outros dois, disse Pyongyang. De acordo com Seul, entre cinco e dez soldados do Exército Popular Coreano foram mortos e pelo menos 30 ficaram feridos, registrou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas