Índice de aluguéis residenciais apresentou pequeno aumento em 12 meses

Belo Horizonte cidade MG Misto Brasília
Belo Horizonte é uma das dez melhores cidades latino-americanas para fazer negócios/Arquivo/Divulgação

No mês de dezembro, o IVAR apresentou uma variação negativa de 1,16%, com desaceleração em três cidades

Por Misto Brasil – DF

Em dezembro de 2023, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) apresentou uma variação negativa de 1,16%. Esta queda é significativamente maior em comparação com a taxa mensal de -0,37% observada no mês anterior.

Apesar do resultado negativo no mês, a taxa acumulada nos últimos 12 meses sofreu um pequeno aumento, passando de 7,43% em novembro de 2023 para 7,46% em dezembro do mesmo ano.

Entre novembro e dezembro, houve uma desaceleração no Rio de Janeiro, a taxa passou de 2,83% para -3,30%, indicando uma queda mais acentuada.

Em São Paulo, a variação foi de -0,98% para -1,62%, também representando uma diminuição. Em Porto Alegre, a taxa desacelerou-se de -0,67% para -0,10%.

Belo Horizonte foi a única cidade entre as analisadas que registrou um aumento nos preços dos aluguéis, mudando de -1,41% para 0,68%, conforme demonstrado no gráfico do press release.

O IVAR foi desenvolvido para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil. Ver mais sobre a metodologia do índice no box incluído ao final do release.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas