Seis cidades brasileiras estão entre as mais promissoras do mundo

São Paulo cidade SP Misto Brasília
A cidade de São Paulo tem quase 13 milhões de habitantes/Arquivo/Divulgação

São Paulo, é a melhor colocada entre as brasileiras. Depois vem Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador

Por Misto Brasil – DF

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador figuram na lista das 156 cidades mais promissoras do mundo. A lista da consultoria global Kearney foi divulgada hoje na pesquisa 2023 Global Cities Report,

O estudo anual mede o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos, pessoas e ideias. O  relatório indica a crescente distribuição geográficas das oportunidades.

Entre as seis cidades brasileiras, São Paulo é a melhor colocada. A capital paulista, que em 2021 havia subido duas colocações e caiu cinco posições em 2022, este ano desceu mais um degrau, ficando na 46ª posição.

Belo Horizonte, que em 2022 caiu dez posições, subiu três degraus este ano, passando de 114ª a 111ª; Porto Alegre voltou a cair, passando do 111º para o 115º lugar.

Rio de Janeiro subiu duas posições no ranking, aparecendo em 76º lugar. Recife, por sua vez, perdeu sete lugares, ficando e 131ª colocação, seis posições atrás de Salvador, que este ano surge no 124º lugar.

Entre os principais destaques do estudo está o fato de que as cidades líderes enfrentam uma maior competição dos centros emergentes do mundo, especialmente aqueles que oferecem propostas de valor holísticas para os seus moradores.

Essa maior concorrência é resultado da revolução do trabalho remoto, da fragmentação do ambiente geopolítico mundial e da aceleração no uso de tecnologias como a Inteligência Artificial e outras relacionadas.

No mundo, as cidades líderes são Nova York, Londres, Paris e Tóquio. Elas mantiveram, pelo sétimo ano consecutivo, as quatro primeiras posições no Índice.

Pequim surgiu em quinto lugar pelo segundo ano seguido. Bruxelas também se destacou ao subir cinco colocações entre 2022 e 2023, ocupando o 6º lugar da lista.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas