Novo tipo de antibiótico promete eliminar bactéria resistente

Cientista pesquisa Juliana Damasceno Misto Brasília
Pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos/Arquivo

Acinetobacter baumannii se desenvolve em ambientes como hospitais e clínicas de repouso

Por Misto Brasil – DF

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da farmacêutica suíça Hoffmann-La Roche desenvolveram um novo tipo de antibiótico que aparenta ser capaz de eliminar uma bactéria que consegue resistir à maioria desses medicamentos, levando à morte grande parte das pessoas infectadas.

Em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal científico Nature, os cientistas asseguram que o novo antibiótico Zosurabalpin consegue matar de modo eficiente a bactéria Acinetobacter baumannii, que causa infecções graves nos pulmões, no trato urinário e no sangue, sendo capaz de resistir a uma classe de antibióticos bastante numerosa chamada Carbapenema.

Essa bactéria, também conhecida pelo acrônimo em inglês Crab (“Acinetobacter baumannii resistente à Carbapenema”), é um patógenos de prioridade 1 na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017, juntamente com ouras duas bactérias – Pseudomonas aeruginosa e Enterobacteriaceae.

No mesmo ano, apenas nos Estados Unidos, a Crab causou em torno de 8,5 mil infecções em pacientes hospitalizados e foi a causa de 700 mortes, segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

Acinetobacter baumannii se desenvolve em ambientes como hospitais e clínicas de repouso. Os pacientes mais vulneráveis são os que necessitam de cateteres, ventiladores ou que têm feridas abertas por cirurgias.

Essa bactéria é tida como sendo a origem de 2% de todas as infecções hospitalares nos hospitais americanos, sendo mais comum na Ásia e no Oriente Médio. A Crab é responsável üpr 20% de todas as infecções nas UTIs em todo o mundo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas