Série de terremotos provocou a morte de 48 pessoas no Japão

Terremoto Japão 2024 Misto Brasil
Detalhe da destruição após o terremoto na região central do Japão/Reprodução vídeo

Foram registrados cerca de 200 tremores. O mais forte deles teve magnitude de 7,6 e com epicentro na península de Noto

Por Misto Brasil – DF

Ao menos 48 pessoas morreram na série de terremotos que atingiu a costa oeste da região central do Japão nesta segunda-feira (01/01), segundo balanço divulgado nesta terça-feira pelas autoridades japonesas.

Anteriormente, os responsáveis haviam dito que 30 pessoas morreram nos abalos. As autoridades também suspenderam o alerta de tsunami emitido nesta segunda-feira, em vigor durante 18 horas, ao longo da costa ocidental das ilhas de Honshu e Hokkaido e do norte da ilha de Kyushu.

Ao todo, foram registrados cerca de 200 tremores. O mais forte deles teve magnitude de 7,6 e com epicentro na península de Noto, área mais atingida e relativamente remota. Milhares de soldados, bombeiros e policiais de todo o país foram deslocados para a região.

No entanto, os trabalhos de resgate são dificultados por estradas fortemente danificadas e bloqueadas. Um dos aeroportos locais teve que ser fechado devido a rachaduras na pista. Numerosas casas desabaram ou foram afetadas por incêndios.

Cerca de 45 mil famílias ficaram sem energia, e faltou água em muitos locais.

Em Suzu, cidade costeira com pouco mais de 5 mil famílias perto do epicentro do terremoto, até mil casas podem ter sido destruídas, segundo o prefeito local, Masuhiro Izumiya. “A situação é catastrófica”, disse ele, de acordo com a DW.

A Agên

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas