O público-alvo são estudantes do ensino técnico, médio e superior. O acesso aos cursos online será liberado em 22 de janeiro
Por Misto Brasil – DF
O programa Hackers do Bem abriu inscrições nesta terça-feira (02). O objetivo é capacitar gratuitamente 30 mil profissionais para atuar em cibersegurança no país.
O público-alvo da iniciativa são estudantes do ensino técnico, médio e superior. O acesso aos cursos online será liberado em 22 de janeiro.
O treinamento é composto por cinco módulos ou “trilhas” de formação: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial).
A formação envolve aulas online e atividades interativas, estruturadas pela Escola Superior de Redes (ESR), braço de capacitação da RNP. Ao longo de todo o programa, também haverá acompanhamento de especialistas no setor.
O programa visa diminuir o déficit de profissionais na área. Dados do relatório Cibersecurity Ventures, por exemplo, estimam em 3,5 milhões o total de postos em cibersegurança não preenchidos no mundo todo até 2025.
A proposta do Hackers do Bem é criar alternativas frente a esse cenário, de forma a suprir tanto a demanda dos profissionais por qualificação quanto a demanda das empresas por segurança da informação.
Com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do PPI (Programa Prioritário em Informática) da Softex, a iniciativa é executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Senai-SP. Para se inscrever acesse este link.