Nova captação de água bruta em Brazlândia deverá terminar em junho

Caesb obra Brazlânda DF Misto Brasil
Nova captação superficial de água bruta no córrego Olaria/Arquivo/Cristiano Carvalho/Divulgação

A nova adição ao sistema também terá uma elevatória que transportará a água captada até a estação de tratamento

Por Misto Brasil – DF

A Caesb informou hoje (02) que está implantando uma nova captação superficial de água bruta no córrego Olaria, em Brazlândia. A captação será feita antes da estação fluviométrica Olaria.

O valor aproximado das obras é de R$ 11,5 milhões a previsão de término dos serviços é junho de 2024.

A nova adição ao sistema também terá uma elevatória de água bruta e uma adutora, que transportará a água captada até a Estação de Tratamento de Água Brazlândia.  A adutora terá capacidade de transportar 40 litros/segundo.

A obra terá 7.304 metros tendo início na elevatória de água bruta do Olaria, seguindo às margens da BR-080 até a DF-430, avenida São José até a ETA Brazlândia.

O sistema de produção de água de Brazlândia conta atualmente com dois pontos de captação superficial, o Capão da Onça e o Barrocão, além de dois poços tubulares profundos, localizados um em cada captação citada, para reforço do abastecimento, caso necessário.

Segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, a nova captação no Olaria visa garantir o atendimento pleno da demanda da população de Brazlândia por água potável, inclusive nos períodos mais críticos de estiagem.

“Lembramos que mesmo com esse reforço, ainda há necessidade do uso racional de água, pois é um bem precioso para a manutenção da vida e das atividades do cotidiano, mas que tem se tornado escasso”, lembra.

Em 2022, o Sistema de Abastecimento de Água de Brazlândia produziu uma vazão média de 102 l/s, para o atendimento da demanda por água potável de cerca de 60 mil habitantes de Brazlândia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas