Falando aos militares russos na segunda-feira, o presidente russo disse que a guerra estava favorável a Moscou
Por Misto Brasil – DF
O presidente Vladimir Putin prometeu “intensificar” os ataques contra a Ucrânia, após dias de bombardeios aéreos por ambos os lados na longa guerra.
Falando durante uma visita a um hospital militar em Moscou, Putin disse que os militares continuariam a atacar “instalações militares” ucranianas.
Ele classificou o ataque aéreo à cidade russa de Belgorod pela Ucrânia como um “ataque deliberado contra civis”.
Vinte e cinco pessoas foram mortas no ataque de sábado, dizem autoridades locais, informou a BBC News.
Falando aos militares russos na segunda-feira (01), Putin disse que a guerra estava favorável a Moscou e que queria que a guerra terminasse rapidamente, mas apenas nos termos da Rússia.
Ele acrescentou que os apoiantes ocidentais da Ucrânia eram o maior obstáculo para acabar com o conflito, mas disse que a sua retórica estava a começar a mudar à medida que começaram a perceber que não podem “destruir” a Rússia.
No domingo (31), Putin entregou a sua tradicional mensagem de ano novo, onde saudou os soldados russos como “heróis”, sem se referir explicitamente à guerra na Ucrânia.
No seu discurso de Ano Novo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu um aumento acentuado no número de armas que o país produz em 2024, comprometendo-se a construir pelo menos um milhão de drones.
A Ucrânia bombardeou as cidades ucranianas de Donetsk, controladas pela Rússia, na véspera de Ano Novo, segundo autoridades instaladas em Moscou, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo 13.
E no sábado, as forças ucranianas lançaram uma série de ataques contra alvos no sudoeste da Rússia, incluindo o ataque a Belgorod, que Putin chamou de “ataque terrorista”.
Soldados ucranianos estão construindo uma linha de defesa na região de Kharkiv, leste da Ucrânia.
Usei uma IA para traduzir e dublar as falas dos militares ucranianos. pic.twitter.com/mudkYB1FYN
— Direto do Front (@DiretoFront) January 1, 2024