Nenhuma irregularidade foi relatada em usinas nucleares ao longo do Mar do Japão, disse a Autoridade de Regulação Nuclear
Por Misto Brasil – DF
Um terremoto de magnitude 7,6 no Japão causou o desabamento de casas, destruiu estradas e desencadeou alertas de tsunami nas áreas costeiras. Uma pessoa morreu após o desabamento de um prédio na cidade de Shika, na província de Ishikawa, segundo a emissora japonesa NTV.
Dezenas de milhares de pessoas que vivem perto do Mar do Japão foram instruídas a se dirigirem para locais mais elevados.
Dezenas de terremotos menores atingiram o centro do Japão desde cerca das 16h, horário local (07h GMT), e espera-se que mais se sigam.
Imagens das consequências do grande terremoto no Japão #earthquake #Japão #Japan #Terremoto #Tsunami #Tsunamiwarning pic.twitter.com/8baH4y0uaV
— Rogério Anitablian???????? ???????? (@anitablian) January 1, 2024
Ondas de tsunami, algumas com mais de um metro de altura, atingiram a costa na província de Ishikawa – mas são menores do que as ondas de 5 metros de altura (16 pés) sobre as quais as autoridades alertaram, informou a BBC News.
Um grande alerta de tsunami – o primeiro no Japão desde o terremoto de 2011 – emitido para a área de Noto foi agora rebaixado
As autoridades também emitiram alertas de tsunami para as províncias vizinhas de Niigata e Toyama, alertando que as ondas poderiam chegar a 3 metros.
Nenhuma irregularidade foi relatada em usinas nucleares ao longo do Mar do Japão, disse a Autoridade de Regulação Nuclear do país.