Presidente do Congo é declarado vencedor em eleição marcada por denúncias

Presidente do Congo Félix Tshisekedi Misto Brasil
Presidente do Congo, Félix Tshisekedi, foi declarado reeleito/Arquivo pessoal

O presidente obteve cerca de 73% dos votos, com seu adversário mais próximo, Moise Katumbi, com 18%

Por Misto Brasil – DF

O presidente Félix Tshisekedi foi declarado vencedor das eleições na República Democrática do Congo, que foram condenadas como uma “farsa” por vários candidatos da oposição que exigem uma nova disputa.

O presidente obteve cerca de 73% dos votos, com seu adversário mais próximo, Moise Katumbi, com 18%, disseram as autoridades. Nenhum dos outros 16 candidatos obteve mais de 1% dos votos.

Vários dos principais adversários convocaram protestos após o anúncio dos resultados. O presidente Tshisekedi tomará posse para um segundo mandato em 20 de Janeiro.

As eleições de 20 de dezembro foram marcadas por problemas logísticos generalizados. Teve que ser estendido para um segundo dia em algumas partes do vasto país, segundo informou a BBCNews.

Cerca de dois terços das assembleias de voto abriram tarde, enquanto 30% das máquinas de votação não funcionaram no primeiro dia de votação, segundo um grupo de observadores.

Milhões de pessoas esperaram horas antes de poder votar, enquanto algumas desistiram e foram para casa. A oposição disse que os problemas faziam parte de um plano deliberado para permitir que os resultados fossem fraudados a favor de Tshisekedi, 60 anos.

“Apelamos ao nosso povo para que saia em massa às ruas após a proclamação da fraude eleitoral”, disseram num comunicado conjunto neste domingo (31).

O exército foi destacado para várias partes da capital, Kinshasa, para evitar qualquer agitação, enquanto os apoiantes de Tshisekedi saíram às ruas para celebrar.

Congo mapa da região africana Misto Brasil
Mapa da região africana onde se encontra o Congo/Arquivo

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas