Estudantes do DF terão cursinho preparatório gratuito para o Enem

Enem candidata prova Misto Brasil
Candidata chega para fazer a prova na Unip, no Distrito Federal/Arquivo/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O programa é uma iniciativa com a parceria com o Instituto Federal de Brasília em 2024 e 2025 com pagamento de bolsas

Por Maria Eduarda – DF

O governo federal criou o projeto “Cursinho Popular do Pronasci” preparatório para o Enem com foco nos estudantes do Ensino Médio. A finalidade é auxiliar os jovens das periferias do Distrito Federal a entrarem nas universidades.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), e tem vigência em 2024 e 2025.

Neste período, serão selecionados 80 estudantes do Ensino Médio por ano, no total de 160 alunos até o final do projeto, com pagamento de bolsas.

Também serão selecionados dois professores do IFB para coordenarem o projeto, assim como 22 professores para lecionarem por dois anos. E 20 estudantes de graduação que serão selecionados para ganhar bolsas e monitorar os cursos durante a execução do projeto.

A partir de janeiro de 2024, o projeto iniciará sua primeira etapa de seleção de professores do IFB para coordenar as atividades do cursinho preparatório, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação do Instituto, que auxiliarão no monitoramento das aulas.

A partir de março de 2024, serão selecionados estudantes do Ensino Médio ou que já tenham concluído o curso, assim, também, alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para participarem do cursinho preparatório de 2024.

A segunda etapa do projeto ocorrerá em 2025, com a seleção de novos professores e estudantes do Ensino Médio ou EJA, ofertando a outra metade das bolsas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas