Confiança da indústria fecha o ano em recuperação

Gás indústria New Fortress Energy Inc
Unidade fabril da New Fortress Energy Inc que vai ampliar negócios no Brasil/Arquivo/Divulgação

Em dezembro, houve alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem do FGV Ibre

Por Misto Brasil – DF

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV Ibre subiu 2,6 pontos em dezembro, para 95,3 pontos, melhor resultado desde outubro de 2022 (95,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,4 ponto, para 92,9 pontos.

Em dezembro, houve alta da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem. O resultado reflete melhora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.

O Índice Situação Atual (ISA) avançou 1,4 ponto, para 94,7 pontos, maior patamar desde outubro de 2022 (96,4 pontos). O Índice de Expectativas (IE) subiu 3,8 pontos, para 95,9 pontos.

Em relação às expectativas, houve melhora em todos os indicadores. O que mede o ímpeto de contratações subiu 2,3 pontos, para 99,1 pontos.

Em maior magnitude, os indicadores que medem as perspectivas para a produção nos três meses seguintes e a tendência dos negócios nos seis meses seguintes subiram 4,4 e 4,7 pontos, respectivamente, para 95,3 e 93,7,0 pontos.

“Após um ano difícil para a Indústria, o setor fecha 2023 com recuperação da confiança pelo segundo mês consecutivo. Em relação aos próximos meses, há uma melhora das expectativas sobre a tendência dos negócios e na produção principalmente nos segmentos relacionados aos bens de consumo, o que possivelmente está relacionado ao cenário de redução dos juros, inflação e do resultado ainda positivo do mercado de trabalho.” comenta o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas