STJ autoriza quebra de sigilos do governador do Rio de Janeiro

Governador interino do RJ Cláudio Castro
Cláudio Castro é o governador do Rio de Janeiro/Arquivo/Carlos Magno/Governo do RJ

O irmão do governador, Vinícius Sarciá Rocha, é um dos alvos numa investigação sobre desvio de dinheiro público

Por Misto Brasil – DF

Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador Cláudio Castro, é um dos alvos de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (20) que investiga desvio de dinheiro de programas assistenciais do Estado do Rio de Janeiro.

Castro não foi alvo de buscas, mas o Superior Tribunal de Justiça (STF) autorizou a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e de telefones e e-mail, registrou o SBTNews.

A operação, batizada de Sétimo Mandamento (em referência a “Não roubarás), teve como alvos de busca e apreensão Sarciá, que é presidente do Conselho de Administração da Agerio, a agência estadual de fomento; Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Governo; e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da Cedae.

De acordo com a PF, a ação investiga crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema teria desviado R$ 70 milhões entre 2017 e 2020 dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel – todos geridos pelo governo do Estado.

A Polícia Federal afirma que foram identificados pagamentos de vantagens ilícitas entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social.

“De acordo com as investigações, a organização criminosa penetrou nos setores públicos assistenciais sociais no âmbito do estado do Rio e realizou fraude a licitações e contratos administrativos, desvio de verbas públicas e pagamentos de ‘propinas’ aos envolvidos nos esquemas criminosos”, diz o comunicado da PF.

“Os suspeitos conseguiram vantagens econômicas e políticas indevidas, aproveitando-se também da população mais necessitada.”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas