O volume de doações para instituições e projetos poderia chegar a R$ 12 bilhões, de acodo com o movimento IRdoBEM.com.br
Por Misto Brasil – DF
Apenas 1,03% dos contribuintes do Distrito Federal destinaram seus impostos para projetos sociais e culturais através da declaração do Imposto de Renda. Esse número poderia ter sido muito maior, já que 510 mil contribuintes estão aptos a fazer as doações ao declarar o IR.
O volume de doações para instituições e projetos poderia chegar a R$ 12 bilhões, de acodo com o movimento IRdoBEM.com.br.
O movimento observou que muitas vezes é por falta de conhecimento da população que esse número é baixo nas declaração do Imposto de Renda pelo formulário completo.
Mesmo com a declaração sendo realizada uma vez por ano, as doações para projetos e entidades podem ser feitas durante qualquer período (este ano, é até 29 de dezembro), gerando dedução fiscal na próxima declaração.
Entre centenas de projetos e entidades que precisam do incentivo dos contribuintes, estão as oficinas do Projete em Si, projeto gratuito com aulas de capoeira e cultura popular, cultura local, formação cultural e música para crianças e adolescentes do DF.
Para o fundador do movimento, o advogado Renato Paixão, comentou que “existem apenas dois caminhos para quem paga o IR: permanecer lamentando a alta carga do imposto e simplesmente deixar para o governo federal ou conhecer o Lado Bom do Imposto, utilizando parte do I.R. para ações transformadoras”.