Foram recionhecidos os empresários Máro Carvalho e Rudã Fernandes e a Associação Kalunga Comunitária do Engenho II
Por Misto Brasil – DF
Trê microempreendedores foram premiados no Salão Nacionalde Turismo, realiado entre sexta-feira e domingo (15 a 17) . São parceiros do Sebrae que adotaram iniciativas inovadoras para receber e atender os turistas
Mário Carvalho, primeiro colocado na categoria Micro e Pequenos Empreendedores e MEI. Ele é CEO da Vida Cabocla Experiências e da Filha do Combú Chocolates e conquistou a premiação com o roteiro de turismo associado à produção do cacau e do chocolate na Ilha do Combú, em Belém.
“Fizemos vários tipos de roteiro que hoje se desenrolam na Casa do Chocolate. Agora, já temos uma diversidade de roteiros que fortalecem o turismo local. Esse prêmio pode dar uma guinada no direcionamento das políticas públicas na perspectiva de fortalecer os pequenos produtores da Ilha”, comemora.
Rudã Fernandes está à frente da Biofábrica de Corais, em Recife. Ele ficou em primeiro lugar na categoria Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.
O negócio é uma startup de restauração de recifes que desenvolve uma série de atividades que envolvem a educação ambiental e a utilização de ferramentas biotecnológicas para gerar processos e serviços que favoreçam a restauração dos recifes, através do cultivo de corais.
“A biofábrica busca integrar atividades científicas com atividades tradicionais para escalonar suas ações ao mesmo tempo que possibilita a geração de novas atividades econômicas”, explica.
A Associação Kalunga Comunitária do Engenho II , de Cavalcante, em Goiás, recebeu o maior prêmio na categoria de Turismo de Base Comunitária e Turismo Local. O presidente, Adriano Paulino, contou que “a gente gerencia os atrativos dentro do quilombo Kalunga. Lá começa a integração, desde o restaurante, o translado, os guias, é uma cadeia completa”.
“A importância desse reconhecimento é gigante pelo fato de termos aproximadamente 20 anos de história, todo esse tempo trabalhamos para chegar nesse patamar. O prêmio, para nós da comunidade, é algo inédito e importante porque é a nossa primeira premiação, ficamos muito felizes”, anotou a Agência Sebrae de Notícias.