Governo anuncia na terça-feira aplicativo que vai paralisar todas as funções do celular

Celular tecnologia Misto Brasília
Novo sistema tem o propósito de inibir o roubo de celulares/Arquivo/Divulgação

Android e iOS já possuem métodos para bloquear o aparelho, mas a nova alternativa traria uma camada extra de proteção

Por Misto Brasil – DF

Anunciado em outubro passado, o governo federal lença na terça-feira (19) um aplicativo que vai paralisar todas as funções do celular. O sistema é para inibir os assaltos a celulares

A confirmação do lançamento foi do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança, Rcardo Cappelli.

Android e iOS já possuem métodos nativos para bloquear o aparelho nativamente, mas a alternativa do ministério traria uma camada extra de proteção.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, assegurou.

“Você desestimula o roubo. O ladrão não vai ter acesso nem aos apps e o aparelho vai valer R$ 10. Se o Google entrar, vai apagar o sistema operacional Android. Aí vira um pedaço de metal“, explicou para a Folha de São Paulo.

O projeto conhecido como “Proteja Seu Celular” permitirá que as pessoas cadastrassem até duas pessoas de confiança que possam bloquear um aparelho em caso de perda ou roubo.

De acordo com o CanalTech, a plataforma deve funcionar via app ou site. Em ambos os casos, o usuário precisa fazer o cadastro com o login do portal Gov.br, cadastrar o IMEI do celular e registrar os dados de contato para duas pessoas de confiança.

No momento da perda do dispositivo, qualquer uma das pessoas pode acessar o serviço e ordenar o bloqueio total do celular.

Nas ferramentas oficiais de cada sistema, a vítima precisa fazer o login com a conta do Google ou do iCloud em outro dispositivo e pedir pelo bloqueio, mas a opção do aplicativo estatal permitiria que um terceiro fizesse a mesma ação rapidamente.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas