Os dez partidos que se posicionam da esquerda à centro-direita concorrem sob a sigla “A Sérvia contra a violência”
Por Misto Brasil – DF
A Sérvia realiza neste domingo (17) eleições parlamentares e locais, incluindo na capital, Belgrado, em um pleito antecipado que indica uma sexta vitória consecutiva do partido do presidente sérvio, Aleksandar Vucic, homem forte da política do país há praticamente uma década. Estas são as quintas eleições no país no período de 10 anos.
Embora o populista de direita Vucic não participe oficialmente como candidato, a votação é considerada um referendo sobre seu governo.
Верујем да ће народ одабрати Србију која не сме да стане, јер људи су наша снага. pic.twitter.com/1XhBSe3v0F
— Александар Вучић (@avucic) December 17, 2023
As principais forças da oposição (pró-Europa), que surgem coligadas, exigiam desde maio a convocação de legislativas antecipadas na sequência de dois graves incidentes armados em menos de 24 horas, que provocaram 19 mortos, incluindo 10 numa escola de Belgrado.
Os dez partidos que se posicionam da esquerda à centro-direita concorrem sob a sigla “A Sérvia contra a violência” (SPN), lema usado nas manifestações semanais organizadas em Belgrado e outras cidades após os dois massacres, para denunciar a “cultura da violência” que dizem ser promovida pelas autoridades.