Reduzir uso diário de redes sociais tem efeitos benéficos

Celular social média Misto Brasília
Uso constante da rede social traz prejuízos para a saúde/Divulgação

Elas podem desenvolver no longo prazo uma relação de dependência, com efeitos danosos para a saúde

Por Misto Brasil – DF

Reduzir em meia hora o uso diário de redes sociais deixa as pessoas mais felizes e comprometidas no trabalho, afirmam pesquisadores da Universidade de Bochum e do Centro Alemão para Saúde Psíquica em um novo estudo publicado no jornal científico Behaviour & Information Technology.

Segundo a pesquisa, embora o uso dessas plataformas tenha uma influência positiva no ânimo das pessoas no curto prazo, elas podem desenvolver no longo prazo uma relação de dependência, com efeitos danosos.

O estudo foi realizado com 166 pessoas que passavam, todos os dias, ao menos 35 minutos nas redes sociais por lazer – ou seja, não usavam essas plataformas para trabalho. Metade delas adotou a redução de 30 minutos diários ao longo de uma semana.

No início e no final do experimento, elas responderam a um questionário, e os resultados foram comparados com os do outro grupo, que continuou usando as redes sociais como o habitual.

As pessoas que reduziram o uso de redes sociais apresentou melhora nos índices de satisfação com o trabalho e estresse. Elas relataram se sentir menos sobrecarregadas e mais motivadas profissionalmente. Também estavam menos preocupadas com o conteúdo que deixaram de ver nas mídias sociais.

Os efeitos benéficos, segundo os autores do estudo, perduraram mesmo uma semana após o fim do experimento e teriam até se intensificado ao longo do tempo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas