Elas podem desenvolver no longo prazo uma relação de dependência, com efeitos danosos para a saúde
Por Misto Brasil – DF
Reduzir em meia hora o uso diário de redes sociais deixa as pessoas mais felizes e comprometidas no trabalho, afirmam pesquisadores da Universidade de Bochum e do Centro Alemão para Saúde Psíquica em um novo estudo publicado no jornal científico Behaviour & Information Technology.
Segundo a pesquisa, embora o uso dessas plataformas tenha uma influência positiva no ânimo das pessoas no curto prazo, elas podem desenvolver no longo prazo uma relação de dependência, com efeitos danosos.
O estudo foi realizado com 166 pessoas que passavam, todos os dias, ao menos 35 minutos nas redes sociais por lazer – ou seja, não usavam essas plataformas para trabalho. Metade delas adotou a redução de 30 minutos diários ao longo de uma semana.
No início e no final do experimento, elas responderam a um questionário, e os resultados foram comparados com os do outro grupo, que continuou usando as redes sociais como o habitual.
As pessoas que reduziram o uso de redes sociais apresentou melhora nos índices de satisfação com o trabalho e estresse. Elas relataram se sentir menos sobrecarregadas e mais motivadas profissionalmente. Também estavam menos preocupadas com o conteúdo que deixaram de ver nas mídias sociais.
Os efeitos benéficos, segundo os autores do estudo, perduraram mesmo uma semana após o fim do experimento e teriam até se intensificado ao longo do tempo.