Previsão de chuva na próxima semana e também no Natal

Torre de TV DF chuva DF
O Inmet prevê chuva pesada e ventania/Arquivo

Para este final de semana, o Inmet prevê tempo seco e muito Sol. A chuva fraca e isolada volta a partir de segunda-feira

Por Misto Brasil – DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a incidência de chuva fraca isolada a partir desta segunda-feira (18) no Distrito Federal. A partir de quarta-feira (20) a chuva vai se intensificar. No Natal a previsão é de mais chuva.

Com a mudança do tempo, a onda de calar vai dar uma folga para quem mora na capital federal. A massa de ar quente que começou no meio desta semana vai diminuir.

Neste final de semana não deverá chover com a temperatura se mantendo em torno de 33 graus. Haverá poucas nuvens e a umidade relativa do ar se mantendo em 20%.

A umidade no Distrito Federal sobe um pouco na segunda-feira, mas a temperatura ainda estará alta. A previsáo é de 32 graus com Sol forte.

O Inmet indica previsão de chuva em praticamente toda a região Nordeste do Brasil a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).

O órgão divulgou que a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade.

Vai ocorrer de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí.

Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.

A partir desta sexta-feira (15), as temperaturas máximas podem superar 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas