Quadrilhas juninas fundaram federação do movimento no Distrito Federal e Entorno

Quadrilha federação Entorno Misto Brasília
Evento de criação da federação das quadrilhas juninas do DF e Entorno/Divulgação
Compartilhe:

O objetivo é melhorar e ampliar as políticas públicas e aumentar os recursos para o movimento junino no próximo ano

Por Misto Brasil – DF

Os movimentos culturais fundaram a nova Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. O objetivo é melhorar e ampliar as políticas públicas e aumentar os recursos para o movimento junino no próximo ano.

O Distrito Federal e o Entorno possuem 14 quadrilhas juninas e foram estas entidades que definiram por uma nova federação. O movimento é um dos mais fortes do Brasil com a conquista de vários prêmios.

O lançamento da nova federação foi na quarta-feira (13), em Ceilândia, na Casa do Cantador, e reuniu representantes políticos e também do Sesc e Sesi.

“Visamos unir, fortalecer e buscar políticas públicas em prol deste movimento e toda sua cadeia produtiva que gera alegria, empregos e fomenta a economia local. Queremos transformar o movimento junino de Brasília e Entorno em algo muito maior, no qual hoje já somos referência para todo o Brasil”, presidente da federação, Robson Vilela.

As quadrilhas que participam da federação

Aquarela Nordestina (Águas Lindas) – Há 8 anos essa quadrilha anima e arranca o sorriso do público e de seus brincantes. Em 2023 foi vice-campeã municipal em Águas Lindas, e é Bi-Campeã do torneio de Vazante-MG.

Busca Fé (Taguatinga) – Primeira quadrilha evangélica do Brasil, a QBF é reconhecida nacionalmente pelo trabalho que une cultura popular e evangelho, tendo completado esse ano 18 anos de arraiá.

Elite do Cerrado (Valparaíso) – Já faz alguns anos que essa quadrilha vem despontando e chamando atenção do movimento junino de Brasília e Goiás, por suas temáticas e apresentações intensas e animadas, conquistando, inclusive, um título importante no DF em 2022.

Êta Lasquêra (Samambaia) – Trajados de Cangaceiros, a Êta Lasquêra tem como lema resgatar a importância cultural do cangaço e levar festa e alegria para dentro dos arraiás. Motivo este que fez a quadrilha conquistar mais de 10 títulos locais e premiações nacionais ao longo de seus 23 anos de história.

Filhos do Sertão (Planaltina) – Quem viu essa quadrilha nos arraiás neste ano pôde se encantar com sua criatividade e animação, como o carrinho que levava todos os brincantes até a área de apresentação. Com 7 anos de história, a Filhos do Sertão já conquistou importantes colocações em competições locais do Goiás.

Flor do Mamulengo (Samambaia) – Completadas recentemente duas décadas de história, a Flor do Mamulengo é uma das quadrilhas que segue a risca o estilo mais tradicional de dança de quadrilha, levando para os arraiás do Brasil muito xote, xaxado, coco e baião.

Oxente Vixe (Valparaíso) – Pelo nome a gente já percebe a empolgação dessa quadrilha! Carregando dois dos bordões mais tradicionais da cultura nordestina, a Oxente Vixe conhecida por realizar o primeiro concurso de Rainhas da Diversidade junina do DF e entorno, por onde passa anima e encanta os arraiais do com temática e marcações e inovações em cada espetáculo.

Saca Rolha (São Sebastião) – Uma das quadrilhas mais antigas e amadas do circuito junino, nos alegra e encanta desde 1990! Muitas histórias e sorrisos aqui em Brasília e em diversas cidades espalhadas pelo Brasil.

Pula Fogueira (Itapoã) – Essa quadrilha já arrancou elogios até de jornais nacionais, considerada como o grupo de animação frenética e impecável, grande promessa da atualidade no movimento junino, carregada de histórias e repleta de garra, anima os arraiais da capital e do entorno há 14 anos, além disso, ajuda na construção de identidades, do senso de coletividade e de pertencimento, com muito sorriso no rosto e empolgação.

Sabugo de Milho (Taguatinga) – A Sabugo vive um grande momento de ascensão no movimento junino, com todos os holofotes voltados para ela. Com apenas 9 anos de arraiá, a quadrilha já conquistou títulos locais e nacionais, tendo 2023 como o melhor de sua história.

Sanfona Lascada (Ceilândia) – Essa é uma das quadrilhas mais antigas do movimento junino do Distrito Federal, com 43 anos de história! Durante todo esse tempo, a Sanfona já inspirou e ajudou diversos grupos juninos a se estabelecerem, além de terem se apresentado nos principais estados e competições de quadrilhas do país, sendo admirada e respeitada por todos.

Si Bobiá a Gente Pimba (Samambaia) – Uma das quadrilhas mais premiadas do movimento junino do DF e com importantes títulos nacionais, a Pimba é admirada pela sua animação e determinação nos arraiais ao longos de seus 31 anos de história, além de ser um dos grupos com maior representatividade fora da capital.

Paixão Cangaço (Águas Lindas) – A quadrilha vem ganhando crescente notoriedade no cenário junino, desenvolvendo sempre temáticas contagiantes e mostrando ao público sua identidade. Com importantes títulos locais e nacionais, o grupo tem deixado sua marca ao longo de seus 15 anos de história.

Triscou-Queimou (Paranoá) – Quando a banda dessa quadrilha começa a tocar é impossível alguém ficar parado. Com músicas e coreografias bastante animadas, a Triscou-Queimou há 25 anos fortalece o movimento junino da capital, tendo conquistando importantes títulos nacionais ao longo de sua história nos arraias.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas