Distrito Federal e Belo Horizonte lideram o ranking do uso do álcool ao volante

Trânsito EPIA DF Misto Brasília
Registro da circulação do trânsito na EPIA, no Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasília

Na capital dos brasileiros, foram anotadas 36 mil infrações. No Brasil,, foram anotadas 1 milhão de infrações pelo uso do álcool no volante

Por Misto Brasil – DF

O Distrito Federal está na vice-liderança do ranking nacional com mais infrações por uso de bebida alcoólica no trânsito. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito. Neste ano, houve mais de 1 milhão de infrações no Brasil.

Na capital dos brasileiros, foram anotadas 36 mil infrações. E ficou atrás apenas de Belo Horizonte com mais de 47 mil flagrantes registrados.

A infração é definida como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A combinação de álcool e direção impõe ao condutor o pagamento de multa e reclusão. Ao infringir a lei, a carteira de habitação do motorista é suspensa por um ano. A recusa ao teste de alcoolemia as penas que podem chegar a oito anos de prisão.

Dados coletados pelo Ministério da Saúde, em 2021, 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool e direção. A taxa de mortes por 100 mil habitantes foi 32% menor que a de 2012, quando a Lei Seca ainda tinha apenas quatro anos.

“Para diminuir o número de acidentes, internações e óbitos, é preciso estabelecer regras mais firmes e promover a conscientização da população brasileira. Além disso, é preciso trabalhar para mudar a cultura do consumo de álcool no Brasil”, avalia o coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Thiago Luz.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas