Salão Nacional do Turismo em Brasília promete ampliar os negócios no setor

Catedral Metropolitana de Brasília Misto Brasília
Os feriadões ajudam as atividades de serviço, como o turismo/Arquivo/Luís Tajes/Setur

O evento começa na sexta-feira, na Arena BRB Mané Garrincha. Os 26 estados vão mostrar as tendências do turismo

Por Misto Brasil – DF

O Salão Nacional do Turismo será realizado entre sexta-feira e domingo (15 a 17) na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A expectativa é de que cerca de 10 mil visitantes passem pelo local a cada dia. A entrada é gratuita.

Com a presença de 26 estados e o Distrito Federal, o evento contará com cinco temas que representarão o turismo brasileiro, entre elas: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

O evento vai ocupar 25 mil metros quadrados com as atrações turísticas do Brasil. A gastronomia também será destaque. O evento contará com uma praça de alimentação com variadas opções, reunindo grandes nomes da gastronomia do Cerrado e dos estados do país.

O futuro do turismo também está em pauta, destacando as novas tendências do país. Serão expostas tendências do Afroturismo ao Etnoturismo, passando pelo projeto Experiências do Brasil Original (EBO), Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Silva, comentou que a capital vai “mostrar a pujança da nossa gastronomia e reforçar aquilo que estamos tentando fazer ao longo dos últimos tempos, que é mostrar que nós somos o terceiro polo gastronômico do Brasil”.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo,  acredita que o salão é uma oportunidade de “apresentação da nossa capital, de mostrarmos tudo que temos a oferecer, e vai trazer uma movimentação expressiva para o final do ano para todo o trade, fazendo diferença na economia”.

Deputado Celso Sabino PSDB Pará
Deputado Celso Sabino é o atual ministro do Turismo/Arquivo/Divulgação

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também concorda que o evento será importante. “Será uma ótima oportunidade para mostrar todo o potencial turístico do nosso país, tanto para os turistas internos, quanto para os que vêm de fora conhecer nossas belezas naturais, culturais, gastronômicas, históricas”.

O secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi, explicou um pouco da formatação do evento. “Vamos trazer tudo que for de produção associada ao turismo, como gastronomia, artesanato, agricultura familiar e manifestações culturais, estado por estado”, explicou.

De acordo com a organização do Salão do Turismo 2023, o turismo movimenta 7,8% do PIB nacional.

Além do Sesc e do Senac, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Cetur, também estará presente e apresentará o projeto Vai Turismo, um movimento nacional formado por pessoas e organizações que visa contribuir com propostas que impulsionem o setor.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas