Acordo entre a Universidade Católica de Brasília e Universidade de Göttingen foi firmado com a participação dos governos brasileiro e alemão
Por Misto Brasil – DF
O curso de Enfermagem da Universidade Católica de Brasília (UCB) terá validade também na Alemanha, de acordo com informações da instituição nesta segunda-feira (11).
O reconhecimento foi possível com a aprovação pelos ministérios da Educação dos dois países e do Ministério do Trabalho, a partir de um acordo com a Universidade de Göttingen (UMG) e a UCB.
O projeto foi estruturado no início deste mês em uma viagem para a Alemanha do reitor da Católica, Carlos Longo, e da coordenadora-geral de Relações Institucionais e Mercado, Rossana Balestra.
A coordenadora explica que a ideia é abrir 20 vagas por semestre, a partir do segundo semestre de 2024, para início dos estudos da língua no primeiro semestre de 2025.
Os custos do ensino do idioma alemão, do aculturamento e da residência serão subsidiados pela Universidade de Göttingen, com apoio dos Ministérios do Trabalho e Assuntos Sociais e do Ministério da Saúde da Alemanha.
Os estudantes de Enfermagem que desejarem obter a dupla certificação terão aulas do idioma alemão do quinto ao oitavo semestre do curso. Quando finalizarem a formação na UCB, ainda terão mais seis meses de curso intensivo de alemão e de cultura alemã.
Os alunos que atingirem a proficiência B2 da língua (requisito para a residência), serão selecionados para irem até a Alemanha fazer uma residência de seis meses no hospital da Universidade Göttingen. Ao final da residência, há a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho alemão.