Milei recebe críticas por não discursar para deputados e senadores

Argentina eleitora de Milei Misto Brasil
Eleitora de Milei com cartaz na frente da Casa Rosada/Arquivo/Reorodução/X
Compartilhe:

Decisão foi considerado um erro político e governador acredita que a Argentina está vivendo um novo momento

Por Misto Brasil – DF

No seu primeiro como presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que “não há alternativa ao ajustamento ” e que as mudanças serão um choque. Disse ainda que o corte “irá impactar negativamente o nível de atividade, o emprego, os salários reais e o número de pobres e indigentes ”.

O presidente do bloco União por la Patria, Germán Martínez, criticou o fato de Javier Milei não falar perante a Assembleia Legislativa.“É um erro político”, disse o legislador.

“Os argentinos expressaram vigorosamente uma vontade de mudança que não tem retorno; hoje enterramos décadas de fracasso”, disse Milei. Ele antecipou que o que está por vir é “uma era de paz, prosperidade, crescimento, desenvolvimento, liberdade e progresso”.

“Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que recebemos”, disse ele. E sustentou: “O governo cessante deixou-nos com a hiperinflação” e que “não há alternativa possível ao choque e ao ajustamento”.

Leia – Milei inicia mandato de quatro anos na Casa Rosada

Antes de entrar no Congresso para a posse de Milei como presidente, Germán Martínez contatou a imprensa. “ É um erro político não ter feito o discurso perante os deputados e senadores . Dá uma zona de conforto ao presidente eleito. É um erro político não ter tido a oportunidade de ouvir o presidente eleito aqui antes do Assembleia Legislativa”, disse.

Martínez lidera o bloco que tem a primeira minoria na Câmara dos Deputados, com 102 cadeiras. Esta semana, o braço direito de Agustín Rossi, de Rosário, foi ratificado como presidente do bloco.

Sua principal tarefa é conter todos os legisladores do grupo, onde coexistem representantes que têm visões e interesses diferentes em relação ao governo Milei.

Questionado sobre a posição do peronismo e sua visão da etapa que começa neste domingo, Martínez expressou: “Hoje assumimos o papel de oposição e aqui estamos. É difícil para mim ter expectativas em algo que não nos inclui”.

O governador eleito de Santa Fé, Maximiliano Pullaro, entrou esta manhã no Congresso para testemunhar a posse de Javier Milei como presidente da Argentina e disse que “um momento de mudança” está chegando.

“As expectativas são importantes. A Argentina decidiu e entendeu que tinha que mudar . Também muitas províncias da República Argentina, como a minha província (Santa Fé). Portanto, um momento de mudança está chegando em todo o nosso país”, disse Pullar à imprensa.

O governador também manifestou esperança de que o novo governo signifique “um ciclo virtuoso que coloque a República Argentina em ordem, mas também a coloque no caminho do crescimento e que se concentre principalmente na produção”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas