Milei inicia mandato de quatro anos na Casa Rosada

Argentina Javier Milei posse presidente Mistyo Brasil
Javier Milei com a faixa e o bastão presidencial na solenidade de hoje/Divulgação
Compartilhe:

Presidente eleito da Argentina tomou posse hoje e disse que começa a recontrução do país e promete prosperidade

Por Misto Brasil – DF

Javier Milei, eleito presidente da Argentina, inicia seu mandato de quatro anos na Casa Rosada neste domingo (10). A extrema direita, que conquistou a presidência em 19 de novembro com 56% dos votos, recebeu o bastão do peronista Alberto Fernández em cerimônia em Buenos Aires por volta do meio-dia.

Ele foi recebido por legisladores e líderes internacionais convidados, incluindo o rei Felipe VI da Espanha; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o paraguaio Santiago Peña ou o chileno Gabriel Boric, confirmou o El País.

Na Câmara ocorreu a transferência de comando entre Fernández e Milei e o novo presidente fará posteriormente uma saudação diante de seus seguidores na praça.

O presidente da Argentina, Javier Milei, antes de se dirigir à multidão, cumprimentou especialmente Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

“Olá a todos,” Milei começa seu discurso, com uma voz cavernosa. Depois ele assume o papel de presidente e inicia seu discurso.

“Hoje encerramos uma longa história de declínio. Hoje começa a reconstrução do país”, afirma Milei. “Hoje enterramos décadas de fracassos. Hoje começa uma nova era de paz e prosperidade”, insiste o novo presidente, de acordo com o La Capital.

A foto de Milei na escadaria do Congresso é inédita na democracia argentina. O presidente decidiu não falar com os legisladores, que considera parte da “casta”. No entanto, a governação do novo governo, que é minoritário em ambas as Câmaras do Parlamento, dependerá do apoio daquela “casta”.

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, governará com um gabinete pequeno e pouco ortodoxo.

Vários dos seus ministros provêm de empresas privadas e carecem de experiência política anterior.

É o caso de um dos seus homens mais próximos, o engenheiro Nicolás Posse, que assume o cargo de Chefe de Gabinete; a economista Diana Mondino, sua chanceler; o advogado de comunicação social Mariano Cúneo Libarona, nomeado Ministro da Justiça; e Sandra Pettovello, jornalista e produtora de televisão que estará à frente do megaministério do Capital Humano, que incluirá Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na sexta-feira (08), dois dias antes de sua posse, a equipe de Milei voltou atrás na área de Saúde e confirmou que manteria a condição de ministério chefiado pelo cardiologista Mario Russo, que já atuou na área pública na província de Buenos Aires durante o governo. de Maurício Macri.

O primeiro-ministro da Hungria, o ultraconservador Viktor Orbán, reuniu-se com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em Buenos Aires. Às vésperas de assumir o cargo, Orbán foi recebido por Milei, assim como outros líderes internacionais.

Uma nova esperança para a América Latina!” escreveu o primeiro-ministro húngaro no X, antigo Twitter. “Felicito o presidente Milei pela sua vitória esmagadora nas eleições presidenciais argentinas. Obrigado pelo convite!”, concluiu.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas