Presidente eleito da Argentina tomou posse hoje e disse que começa a recontrução do país e promete prosperidade
Por Misto Brasil – DF
Javier Milei, eleito presidente da Argentina, inicia seu mandato de quatro anos na Casa Rosada neste domingo (10). A extrema direita, que conquistou a presidência em 19 de novembro com 56% dos votos, recebeu o bastão do peronista Alberto Fernández em cerimônia em Buenos Aires por volta do meio-dia.
Ele foi recebido por legisladores e líderes internacionais convidados, incluindo o rei Felipe VI da Espanha; o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o paraguaio Santiago Peña ou o chileno Gabriel Boric, confirmou o El País.
Na Câmara ocorreu a transferência de comando entre Fernández e Milei e o novo presidente fará posteriormente uma saudação diante de seus seguidores na praça.
O presidente da Argentina, Javier Milei, antes de se dirigir à multidão, cumprimentou especialmente Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.
“Olá a todos,” Milei começa seu discurso, com uma voz cavernosa. Depois ele assume o papel de presidente e inicia seu discurso.
“Hoje encerramos uma longa história de declínio. Hoje começa a reconstrução do país”, afirma Milei. “Hoje enterramos décadas de fracassos. Hoje começa uma nova era de paz e prosperidade”, insiste o novo presidente, de acordo com o La Capital.
A foto de Milei na escadaria do Congresso é inédita na democracia argentina. O presidente decidiu não falar com os legisladores, que considera parte da “casta”. No entanto, a governação do novo governo, que é minoritário em ambas as Câmaras do Parlamento, dependerá do apoio daquela “casta”.
"La casta tiene miedo" y "No hay plata", las frases del día. La militancia de Javier Milei copó desde muy temprano las inmediaciones del Congreso Nacional con banderas argentinas para acompañarlo en su asunción.
Seguí el minuto a minuto de la jornada en La Capital pic.twitter.com/X89FVbjCvE
— Diario La Capital (@lacapital) December 10, 2023
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, governará com um gabinete pequeno e pouco ortodoxo.
Vários dos seus ministros provêm de empresas privadas e carecem de experiência política anterior.
É o caso de um dos seus homens mais próximos, o engenheiro Nicolás Posse, que assume o cargo de Chefe de Gabinete; a economista Diana Mondino, sua chanceler; o advogado de comunicação social Mariano Cúneo Libarona, nomeado Ministro da Justiça; e Sandra Pettovello, jornalista e produtora de televisão que estará à frente do megaministério do Capital Humano, que incluirá Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social.
Na sexta-feira (08), dois dias antes de sua posse, a equipe de Milei voltou atrás na área de Saúde e confirmou que manteria a condição de ministério chefiado pelo cardiologista Mario Russo, que já atuou na área pública na província de Buenos Aires durante o governo. de Maurício Macri.
O primeiro-ministro da Hungria, o ultraconservador Viktor Orbán, reuniu-se com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, em Buenos Aires. Às vésperas de assumir o cargo, Orbán foi recebido por Milei, assim como outros líderes internacionais.
Uma nova esperança para a América Latina!” escreveu o primeiro-ministro húngaro no X, antigo Twitter. “Felicito o presidente Milei pela sua vitória esmagadora nas eleições presidenciais argentinas. Obrigado pelo convite!”, concluiu.