Plataforma da Câmara Legislativa permite fiscalizar gastos públicos

Plenário da Câmara Legislativa DF Misto Brasília
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal/Arquivo/Divulgação/CLDF

A ferramento já pode ser consultada pelo brasiliense, mas será lançada oficialmente nesta segunda-feira à tarde

Por Misto Brasil – DF

O Distrito Federal gastou R$ 1,8 bilhão na execução orçamentária do transporte coletivo. Os dados estão disponíveis no portal de transparência Observatório Cidadão, que será lançado oficialmente nesta segunda-feira (11), às 15 horas, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Pela ferramenta também é possível apresentar uma denúncia, sugestão e elogio. Mas é necessário a identificação da pessoas, assim como o seu e-mail e o telefone.

O sistema amplia as oportunidades de fiscalização do Poder Público e do próprio funcionamento do Legislativo Local. Há ferramentas disponíveis como o e-Democracia, Portal SEI, o acesso aos dados da transparência da CLDF e o aplicativo Agora é Lei.

O Misto Brasil transmite ao vivo há seis anos as sessões legislativas da Câmara Legislativa. Confira na homepage do site.

Podem ser consultados na plataforma, entre outros assuntos, pagamentos do IgesDF, contratos, convênios, benefícios sociais, concessão e permissão de imóveis, gastos com publicidade e empregabilidade. O portal está armazenado dentro do porto da própria Câmara Legislativa e pode ser consultado por qualquer pessoa.

Segundo informou a Agência CLDF, o portal apresenta uma interface intuitiva, “com um mecanismo de consulta de fácil acesso que permite ao usuário comparar os gastos públicos em cada área ao longo dos anos”.

A plataforma foi desenvolvida no âmbito da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle.

“É a oportunidade para que a população fiscalize as contas públicas, sem burocracia. Além de nos auxiliar na criação de políticas públicas, esse portal coloca o cidadão como nosso parceiro no processo de fiscalização”, comentou a presidente da comissão, deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania).

O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), observou sobre a importância de se fomentar iniciativas que aumentem a transparência dos gastos públicos e que auxiliem o poder fiscalizatório do Legislativo.

“A ferramenta será de grande valia também para o trabalho das comissões temáticas da Casa, que poderão acompanhar de forma mais efetiva a execução, por parte do governo, das políticas públicas implementadas em atendimento às leis aprovadas pela Câmara”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas