Lula da Silva preocupado com a tensão entre Venezuela e Guiana

Lula da Silva discurso ONU Misto Brasília
Lula da Silva durante discurso na assembleia da ONU/Arquivo/Reprodução TV

A manifestação do presidente do Brasil foi durante a cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, e se refere a Essequibo

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva disse nesta quinta-feira (07) durante a cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, que acompanha com “crescente preocupação”tensão entre Venezuela e Guiana e pediu que a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) faça a mediação entre os dois países.

Não precisamos de guerra, não precisamos de conflito. O que nós precisamos é construir a paz, porque somente com muita paz a gente pode desenvolver os nossos países”, alertou Lula na abertura da reunião de presidentes dos países do Mercosul.

O mandatário brasileiro disse que o Mercosul “não pode ficar alheio a essa situação” e que apresentará uma resolução aos outros três membros do bloco – Argentina, Paraguai e Uruguai – para que seja votada e incluída na declaração final da cúpula. A Venezuela está suspensa como membro do Mercosul desde 2017, por “ruptura da ordem democrática”.

Lula também afirmou que a América do Sul não deseja que essa controvérsia “contamine a retomada do processo de integração regional” nem que “constitua ameaça à paz e à estabilidade” de seus países.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas