Ibovespa atinge 128 mil pontos e dólar registra queda significativa

Bolsa de Valores B3 Brasil
A bolsa de valores é uma boa maneira para fazer investimentos/Arquivo/Divulgação

O desempenho do dólar foi marcado por uma trajetória de queda, refletindo a reação às declarações do presidente do Federal Reserve

Por Luiz Felipe Bazzo – SP

O Ibovespa hoje (01) chegou a atingir 128 mil pontos impulsionado por projeções otimistas da XP para 2024, contrastando com a queda de 8% das ações da Braskem devido ao potencial colapso de uma mina em Maceió.

Enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconhece melhorias na expectativa de inflação, mantém cautela sobre os cortes da taxa básica de juros, e o governo reafirma o compromisso com o déficit zero em 2024.

Internacionalmente, Jerome Powell, do Fed dos EUA, adota uma postura prudente, enfatizando a necessidade de agir com cuidado diante de riscos mais equilibrados, descartando corte de juros no momento. Este cenário complexo reflete a sensibilidade do mercado, com otimismo em alguns aspectos, mas desafios persistentes e a interdependência entre fatores locais e externos moldando o ambiente de investimento.

O desempenho do dólar nesta sexta-feira foi marcado por uma trajetória de queda, refletindo a reação às declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Inicialmente, a moeda norte-americana começou o dia em queda, cotada a R$ 4,9099, porém, perdeu ainda mais valor ao longo do dia, atingindo o patamar de R$ 4,8794, representando uma queda de 0,74%.

A fala de Powell destacou os efeitos da política monetária mais restritiva na desaceleração da inflação. Este movimento foi evidenciado pelo Ibovespa atingindo seus níveis mais altos do dia em simultâneo à queda do dólar.

A manutenção da possibilidade de futuras elevações dos juros pelo Fed não fechou completamente as portas para tal cenário, mas a mensagem sobre a eficácia das medidas atuais pareceu respaldar a queda do dólar em relação ao real.

O indicador DXY, comparando o dólar com outras moedas, também registrou uma queda de 0,18%, indicando um enfraquecimento global do dólar em relação a uma cesta de moedas estrangeiras

(Luiz Felipe Bazzo é CEO do Transferbank, uma das 15 maiores soluções de câmbio do Brasil)

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas