As criações integram a iniciativa “Não deixe ela virar paisagem” e estão nas estações do metrô de Taguatinga e Águas Claras
Por Misto Brasil – DF
Murais de arte em grafite chamaram a atenção nesta semana dos usuários do transporte público nas estações do metrô da Praça do Relógio e de Águas Claras. Os grafites e a arte digital foram finalizados nesta sexta-feira (24).
No mural, há também um QR Code, que direciona as pessoas para que possam ver a transformação completa da obra em um sistema de realidade aumentada.
As obras dos artistas Key Amorim e Ganjart tem a finalidade de chamar a atenção para o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, que é lembrado neste sábado (25).
As criações integram a iniciativa “Não deixe ela virar paisagem”, realizada pelo Instituto Gloria, que apoia o combate do ciclo de violência contra mulheres e meninas.
Key Amorim ilustra uma mulher negra, Ganjart desenha uma mulher branca. O objetivo é sinalizar que a violência doméstica não escolhe cor, etnia ou classe social.
A iniciativa também contou com mobiliários urbanos espalhados por Brasília, com réplicas da artista Key Amorim, reproduzidas digitalmente. A figura da mulher representada por Ganjart foi projetada em alguns painéis da cidade, seguindo a mesma lógica do mural.
“Violência contra a mulher sempre esteve relacionada com processos culturais, ou seja, tão normalizadas que impactam na não percepção social. Tudo vira paisagem. E o reflexo desta aceitação é o aumento contínuo da violência contra nós, mulheres”, observou a fundadora e CEO do Instituto Gloria, Cristina Castro.