Cristiano Araújo citou a criação de novas oportunidades de negócios e o aquecimento da economia como fatores positivos para a chegada de visitantes
Por Misto Brasil – DF
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, disse que o Distrito Federal deve bater um recorde na ocupação hoteleira neste ano. A previsão foi feita durante a solenidade de liberação de R$ 500 milhões em crédito pelo Ministério do Turismo através do Fundo Geral do Turismo (Gungetur).
O otimismo do secretário leva em conta o aquecimento da economia, novas rotas aéreas para Brasília e também o turismo cívico, que tem mais um incentivo federal. Outro motivo, é o investimento que o governo local tem feito no setor de turismo. Veja o vídeo com a entrevista logo abaixo.
Atualmente a capital federal possui cerca de 400 hoteis, que dispõe de 20 mil leitos. Os números são do Sindicato dos Hoteis, Bares e Restaurantes e Similares de Brasília (Sindhobar).
O secretário citou ainda o polo gastronômico de Brasília que é, segundo ele, o terceiro maior do país. E disse que o Distrito Federal está dentro do desafio do Ministério do Turismo de receber até o final de 2026, 10 milhões de visitantes estrangeiros. A meta recorde foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro do Turismo, Celso Sabino.
Cristiano Araújo também participou hoje (20) do lançamento do programa “Conheça o Brasil: Cívico” em Parceria com os ministérios do Turismo e Educação.
O programa tem como foco estudantes, professores e pesquisadores de todo o país.
Serão desenvolvidos roteiros e experiências que mesclarão ícones da democracia do Brasil, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional; museus que guardam a história de importantes personalidades, como o JK, e monumentos públicos que contribuem para entender melhor os acontecimentos mais relevantes do país.
O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.